quinta-feira, 26 de maio de 2022

Parceria entre a Semads e o Ciee no programa “Jovem Em Ação” gera frutos com a contratação de participantesA partir do segundo semestre deste ano e para 2023, a Secretaria organiza novos cursos em parceria com o CIEE para serem ministrados aos participantes do programa, e também nas unidades do CRAS


Programa “Jovens em Ação”, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), com o apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), tem gerado frutos, com oportunidade no mercado de trabalho, após participação na capacitação. A atividade foi retomada em novembro do ano passado e atualmente, seis jovens estão empregados no programa de Aprendizagem Profissional da instituição.  

“Ficamos muito felizes em saber que nossos jovens estão sendo inseridos no mercado de trabalho, podemos ver que o programa vem gerando frutos e possibilitando uma capacitação a esse público. Nossa parceria vem com o intuito de fortalecer e emancipar esses jovens para que eles possam ocupar esses cargos”, enfatizou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.  

O “Jovem em Ação” do CIEE/PR é ofertado de maneira gratuita à comunidade, destinado para jovens com idade entre 14 e 22 anos, em especial, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O programa promove o acolhimento inicial do jovem que deseja ingressar no mundo do trabalho, tendo como foco a promoção da cidadania e da capacitação profissional, a fim de oportunizar o desenvolvimento da empregabilidade e a geração de renda. Ao todo, são quatro encontros.

“Esse é um programa que quer, realmente, dar oportunidade para o jovem, especialmente em situação de vulnerabilidade, para se desenvolver, para entrar no mercado de trabalho e futuramente se tornar um excelente profissional”, enfatiza o coordenador do CIEE/PR de Guarapuava, Ariosandro Vidal

Para Léia Fernanda, de 17 anos, que participou do programa no CRAS do Industrial, a oportunidade gerada após o curso foi importante para que ela conseguisse o primeiro emprego e vencesse a timidez. “Foi muito bom participar do programa, porque lá eu aprendi muitas coisas e consegui evoluir não só no conhecimento como na prática também. Eu era muito tímida com as pessoas e o programa me ajudou muito a me soltar mais. Vai fazer dois meses que estou trabalhando. Está sendo uma grande experiência. Cada dia uma coisa nova para aprender e está sendo muito bom, podendo assim evoluir a cada dia”, conta a jovem. 

A partir do segundo semestre deste ano e para 2023, a Secretaria organiza novos cursos em parceria com o CIEE para serem ministrados aos participantes do programa, e também nas unidades do Centro de Referência em Assistência (CRAS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário