Um filhote de puma foi resgatado em Prudentópolis. A pequena fêmea, que pesa 450 gramas, foi encontrada na área rural do município por agricultores.
O resgate foi feito pelo Instituto Água e Terra (IAT) e por uma residente do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, onde o animal está recebendo tratamento.
O professor, veterinário e coordenador do CAFS, Rodrigo Antônio Martins de Souza, explicou que a espécie também é conhecida como onça parda ou suçuarana. As manchas são comuns em filhotes da espécie.
Segundo o CAFS, o bichano tem menos de sete dias de vida. Até essa sexta feira (29 de julho), a puma ainda estava com os olhos fechados.
Segundo os moradores que encontraram o animal, eles roçavam a propriedade quando cães viram a mãe do filhote e latiram. O animal se assustou e deixou para trás o recém-nascido.
O veterinário disse que se o animal tivesse sido deixado na propriedade para um eventual retorno da mãe, poderia se tornar presa fácil de outros animais.
“Ela estava carregando o filhote na boca. Derrubou somente pelo susto. Seria possível tentar devolver se fosse maior, mas recém-nascido iria perder temperatura muito rapidamente. Não acharam mais a onça também, que deve ter fugido pra longe".
Ainda segundo o veterinário, o CAFS e o IAT estudam enviar uma equipe até a propriedade para monitorar a toca da onça. Se a mãe retornar ao local, eles poderão devolver a cria.
(Com G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário