terça-feira, 12 de março de 2024

Paraná é o 3º estado com mais casos prováveis de dengue, segundo levantamento do Ministério da Saúde Há possibilidade de o Estado declarar emergência nos próximos dias


Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde indicam o Paraná como terceiro estado do País com mais casos prováveis de dengue com 128.247. O primeiro colocado é Minas Gerais com 464.223 casos prováveis e São Paulo com 238.993. O Paraná, no entanto, é o quarto no coeficiente de incidência: são 1.120,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

O número de casos prováveis no Paraná é o maior disparado no Sul do País. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Paraná soma 128.247 casos, contra 36.384 em Santa Catarina e 20.664 no Rio Grande do Sul.

Paraná ainda não declarou estado de emergência

São Paulo, Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amapá e o Distrito Federal já decretaram emergência. Alguns destes estados registram menos casos que o Paraná e já tomaram a medida Emergência de Saúde é um instrumento legal que torna mais ágeis medidas administrativas, como a compra de insumos médicos. Cada ente federativo tem autonomia para tomar essa decisão, segundo o Ministério da Saúde. O decreto permite que estados e municípios possam receber recursos adicionais do governo federal.

De acordo com fontes consultadas pela reportagem, o Paraná pode tomar a medida nos próximos dias, dependendo da situação epidemiológica.

Por enquanto, 18 cidades do Paraná estão em situação de emergência. São elas:

Dois Vizinhos
Lidianópolis
Boa Vista da Aparecida
Quedas do Iguaçu
Cascavel
Quinta do Sol
Ivaiporã
Três Barras do Paraná
Palotina
Santa Lúcia
Espigão Alto do Iguaçu
Moreira Sales
Santa Izabel do Oeste
Paranavaí
Capitão Leônidas Marques
São João do Ivaí
Antonina
Santa Amélia

Fonte: Gmais Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário