Fortes chuvas e ventos intensos atingiram várias regiões do Paraná na tarde e noite desta sexta-feira (7). O município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, foi um dos mais afetados e pode ter sido atingido por um tornado.
Moradores registraram momentos de pânico e destruição. Casas foram destelhadas, postes e árvores caíram, e veículos ficaram danificados. Algumas imagens mostram a força do vento, que deixou ruas tomadas por entulhos e partes de construções.
De acordo com o Simepar, o sistema de tempestades que passou pelo estado estava associado a fortes instabilidades atmosféricas, que podem provocar fenômenos como supercélulas, granizo e tornados. A Defesa Civil e a Copel foram acionadas e trabalham desde a noite de ontem para restabelecer a energia e dar apoio às famílias atingidas.
A Copel informou que cerca de 60 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem luz em várias regiões. Já o Simepar destacou que há chance de novos temporais durante o fim de semana, especialmente no Oeste e Sudoeste do Paraná.
Apesar do susto, não há informações oficiais sobre mortos ou feridos graves. As autoridades seguem avaliando os danos e investigando se o fenômeno que atingiu Rio Bonito do Iguaçu foi realmente um tornado.
O alerta de chuva forte e ventos continua válido para boa parte do estado. A orientação é para que os moradores evitem sair de casa durante os temporais e fiquem atentos aos comunicados da Defesa Civil.


Nenhum comentário:
Postar um comentário