Os tornados atingiram quase que simultaneamente seis municípios, sendo três no Paraná — Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava — e três em Santa Catarina: Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes.
Recursos para segurança alimentar e assistência social
De acordo com o Governo Federal, os recursos serão utilizados em ações de promoção da segurança alimentar, além de despesas de acolhimento e apoio assistencial às famílias em situação de vulnerabilidade, diante do estado de emergência provocado pelos eventos climáticos extremos.
Na mensagem que acompanha a medida provisória, o governo informa que o Programa Fomento Rural receberá R$ 23 milhões, destinados ao pagamento de R$ 4.600 para cerca de 5 mil famílias no Paraná. O objetivo é auxiliar na recuperação da capacidade produtiva das pessoas afetadas, muitas das quais tiveram seu modo de vida desestruturado após os tornados.
“As famílias precisam de apoio para recomeçar após a perda de estruturas, renda e condições básicas de subsistência”, destaca o texto oficial.
Investimentos em habitação e abrigos
Além do apoio financeiro direto, a medida prevê investimentos em moradias provisórias, manutenção de abrigos temporários e ressarcimento emergencial. A estimativa do governo é atender cerca de 5 mil pessoas ao longo de 12 meses.
Segundo dados da Defesa Civil Nacional, até o dia 12 de novembro, foram contabilizados:
-
19 municípios afetados;
-
136 pessoas desabrigadas;
-
5.165 desalojadas;
-
5.301 pessoas diretamente impactadas.
Tramitação no Congresso
A Medida Provisória 1329/25 será analisada inicialmente pela Comissão Mista de Orçamento e, posteriormente, seguirá para votação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário