segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Em apoio a Desafio de Pesca, Governo promove soltura de 105 mil peixes nativos no Rio ParanáAção é do programa Rio Vivo, que envolve educação ambiental, com limpeza dos rios, soltura de peixes e plantio de mudas de árvores nativas

                  (Foto: SEDEST)

O Governo do Paraná promoveu a soltura de 105 mil peixes nativos juvenis na Bacia do Rio Paraná, no município de Missal, no Oeste do Estado, neste domingo (27 de fevereiro). A ação fez parte do programa Rio Vivo e foi executada pela Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

O programa envolve a comunidade e os participantes de torneios de pesca em ações de sustentabilidade e de educação ambiental, com limpeza dos rios, soltura de peixes e plantio de mudas de árvores nativas nas margens dos rios. “Para conservar as espécies nativas, precisamos repovoar os rios e isso é feito dentro de um programa e tem uma resolução específica, para que cada peixe seja solto dentro de sua Bacia Hidrográfica, com sua especificidade”, afirma o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

REPRODUÇÃO

 Para esta soltura, foi escolhida uma área de preservação ambiental, cuja pesca é proibida por ser um leito do rio que deságua no Lago de Itaipu. “O local é considerado um berçário para os peixes e o fato de serem juvenis aumenta muito os índices de sobrevivência”, destaca o superintendente de Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná, Francisco Martin. 

SOLTURA

A ação foi promovida pela Sedest, em parceria com a Associação Náutica de Pesca Esportiva de Missal (Anpemi), que reuniu 270 embarcações no 21º Desafio Internacional de Pesca à Corvina. Os peixes foram soltos no rio pelos participantes do torneio. A competição aconteceu sábado e a soltura domingo. 

RIO VIVO

A Resolução Sedest nº 10/2021 define normas para estocagem ou repovoamento de peixes. O objetivo é proteger e recompor a fauna silvestre nativa. De acordo com a resolução, é proibido repovoar os rios do Estado com espécies exóticas ou invasoras, de origem estrangeira. 

Desde que a normativa foi lançada, o Programa Rio Vivo já adquiriu 2,6 milhões de peixes juvenis para contribuírem com o repovoamento das Bacias Hidrográficas dos rios Ivaí, Iguaçu, Paraná e Paranapanema. Destes, o Governo do Estado já soltou cerca de 1,4 milhão, sempre concomitante com as ações de educação ambiental.

FONTE:https://gmaisnoticias.com/em-apoio-a-desafio-de-pesca-governo-promove-soltura-de-105-mil-peixes-nativos-no-rio-parana

Análise do novo pedágio no Paraná está suspensa por falta de documentaçãoSem documentação completa, processo não pode ter andamento


O Tribunal de Contas da União (TCU) informou que a análise do novo modelo de pedágio para as rodovias federais que cortam o Paraná está suspensa. A informação consta do acórdão proferido, na última terça feira (22 de fevereiro), pelo ministro do TCU, Valton Rodrigues, durante a sessão da 1ª Câmara da Corte.

Segundo o despacho do ministro, o Tribunal solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão vinculado ao Ministério de Infraestrutura e Logística, o envio de documentações faltantes, entretanto, conforme ressaltou o ministro, o Tribunal ainda não recebeu todas as informações solicitadas, o que impediria a sequência do processo.

FONTE:https://gmaisnoticias.com/analise-do-novo-pedagio-no-parana-esta-suspensa-por-falta-de-documentacao

Violência contra a mulher e roubos marcam trabalho da PM nas últimas horas em GuarapuavaAgressores foram encaminhados para a Delegacia


A Polícia Militar teve intenso trabalho nas últimas horas envolvendo situações de violência contra a mulher e roubos em Guarapuava.

Às 03h50 desse domingo (27 de fevereiro), no bairro Morro Alto, a PM foi acionada por vários vizinhos, que informaram que uma mulher estava pedindo socorro e um homem estava portando uma faca puxando ela para dentro da casa. No local, ao avistar a viatura, um homem correu para o interior da residência e a mulher, de 23 anos, saiu da casa e entrou em contato com a equipe, informando que seu amasio masculino, de 22 anos, estava muito nervoso e acabou quebrando a casa.

Durante a conversa com a mulher, o agressor veio até a frente da residência e apresentava muito nervosismo e falava "o que vocês estão fazendo aqui? Só tive um desentendimento com minha esposa". Ao verificar o nervosismo de ambas as partes, e verificar uma porta quebrada jogada na parte externa da casa, os policiais solicitaram que o homem abrisse o portão, mas ele negou a abertura e começou a ofender a equipe. Diante dos fatos, os policiais deram voz de abordagem e, no interior da casa, foi localizada em cima da mesa uma faca de cabo preto sem marca com 14cm de lamina e 27 cm de comprimento, a qual foi confirmada pela vítima ser a faca que ele portava na parte externa da casa. O agressor recebeu voz de prisão pelas ameaças, através da faca e danos na casa e por desobediência e desacato. A vítima relatou que ele quebrou toda a residência com socos e chutes.

Por volta das 06h30, no bairro Industrial, uma adolescente de 15 anos contou aos PMs que seu irmão, de 19 anos, entrou a casa onde mora com sua mãe, proferindo ameaças e obrigando as mesmas a abrirem a porta. Ela disse ainda que tem medida protetiva em seu favor. Foi dada voz de abordagem ao rapaz e encontrada a medida protetiva em desfavor do mesmo. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado até a 14ªSDP para serem tomadas providencias cabíveis.

Às 09h, na rua Guaíra, no bairro Batel, a equipe foi acionada por uma mulher, de 19 anos, que afirmou que foi agredida pelo seu amasio, sendo que eles estavam em uma casa noturna e se desentenderam vindo a discutir. Posteriormente pediram um Uber para ir embora e durante o deslocamento para sua residência novamente vieram a discutir dentro do veiculo, quando o rapaz, de 25 anos, a agrediu com um tapa no rosto causando um ferimento em seu olho esquerdo. Após essa agressão, ele veio novamente a agredi-la com um tapa em sua barriga. O agressor foi encaminhado até a Delegacia.

À 01h, no bairro Vila Carli, a PM foi acionada por uma mulher, de 34 anos, que disse que seu ex convivente estaria na garagem da sua residência e que a mesma possui uma medida protetiva contra o autor. No local, foi abordado o homem, de 31 anos, que teria pulado o muro e estava deitado na garagem da casa. Ele foi preso após ter sido localizada a medida protetiva que foi desrespeitada.

Às 18h35, no bairro Morro Alto, uma mulher de 36 anos informou que estava com o seu veiculo estacionado na via, falando ao celular quando um homem de bicicleta azul, trajando camiseta preta e calção cinza, passou ao lado do carro e apanhou o celular, fugindo na seqüência. Orientada a vitima quanto aos procedimentos.

Já à 01h15, na rua Barão do Rio Branco, no Centro da cidade, um rapaz de 21 anos disse que transitava a pé pela via, quando dois homens morenos e magros o abordaram e um deles disse "perdeu" e sacou uma pistola que poderia ser réplica. Os criminosos roubaram a carteira com seus documentos pessoais e fugiram tomando o rumo do Bairro Concórdia. Um trajava blusa escura e o outro blusa branca. Os policias realizaram buscas nas redondezas, mas os autores não foram localizados.

Às 21h15, no bairro Bonsucesso, uma mulher de 33 anos contou que após discussão com seu namorado, de 41 anos, ele a agrediu, segurando-a pelo braço e jogando-0a ao chão, causando lesões no braço e joelho. O agressor fugiu em um VW Golf de cor prata. A equipe realizou patrulhamento e deslocou até os possíveis endereços em que o autor poderia esta, porém ele não foi localizado. A vítima foi orientada.

FONTE:https://gmaisnoticias.com/violencia-contra-a-mulher-e-roubos-marcam-trabalho-da-pm-nas-ultimas-horas-em-guarapuava


INSS: agências não funcionam neste carnaval; veja como procederConfira os calendário dos pagamentos que serão feitos em março


As unidades de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não estarão abertas ao público durante os dias 28 de fevereiro e 1º de março deste ano. Caso o beneficiário tenha agendado algum atendimento para as datas, o compromisso deverá ser remarcado para quarta feira (2 de março) a partir de 14h - horário em que as agências retomam as atividades.

Os pagamentos de benefícios também serão interrompidos durante o período, mas serão retomados na quinta-feira (3). O INSS aceita marcações e remarcações via telefone, pelo 135. O atendimento neste canal é feito de segunda a sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).

O aplicativo Meu INSS também é uma opção para agendamento e consultas relativos aos benefícios. O cronograma para marcações, entretanto, segue a mesma pausa do carnaval.

Confira o calendário para pagamentos de março.

Benefício de até um salário mínimo:

Final do cartão de benefício Data do pagamento
1 21 de fevereiro
2 22 de fevereiro
3 23 de fevereiro
4 24 de fevereiro
5 25 de fevereiro
6 03 de março
7 04 de março
8 07 de março
9 08 de março
0 09 de março
Benefício acima de um salário mínimo:
Final do cartão de benefício Data do pagamento
1 e 6 03 de março
2 e 7 04 de março
3 e 8 07 de março
4 e 9 08 de março
5 e 0 09 de março

FONTE:https://gmaisnoticias.com/inss-agencias-nao-funcionam-neste-carnaval-veja-como-proceder

AJUDE: Pais fazem rifa solidária para comprar andador especial para tratamento do pequeno IsaacCriança foi diagnosticada com síndrome de Ataxia


          (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma atitude generosa pode gerar uma corrente do bem! Pequeno Isaac tem uma síndrome chamada de Ataxia e a família vem enfrentado dificuldades para custear o tratamento. Para ajudar nessa batalha, a família e amigos da família estão promovendo uma rifa beneficente para arrecadar o valor de um andador que irá auxiliar no tratamento de Iasaac.

Quando o Isaac tinha sete meses seus pais notaram que ele era uma criança diferente, então levaram o pequeno no neuropediatra, o qual pediu ressonância eletrocefolograma, e segundo diagnostico da médica, Isaac tinha epilepsia. “ Ele tomou depakene até agora com 2 anos e 8 meses,então junto ao clínico geral da UBS resolvemos ir atrás de uma segunda opinião, onde foi diagnosticado com Cid G11.0 e Cid F84.9, Ataxia congénita e atraso global não especificado”, conta a mãe Viviane Cardoso.

A Ataxia é uma síndrome rara, ela afeta a coordenação motora do Isaac e também a fala dele. Segundo Viviane, o Isaac tem 2 anos e 9 meses não caminha e não fala. O andador será adquirido para auxiliar a marcha dele. “Ataxia Precisa ser investigada com um genéticista o qual estamos correndo atrás para levar ele”, explica a mãe.

Ainda segundo Viviane, o pequeno já está na fila da APAE, pois ele precisa de fonodiologa terapeuta ocupacional, fisioterapia. “ Estamos aguardando a avaliação da APAE, lá tem tudo que ele precisa”. Isaac entrou também na fila para conseguir fisioterapia pelo Sus no Cedeteg.

A RIFA

Você pode ajudar o Isaac comprando a rifa que custa R$ 20,00, via pix: 10284116939, ao fazer a transação, basta mandar o comprovante que imediatamente receberá um número.

O andador custa R$4.200,00.

CONFIRA OS PRÊMIOS:

1° Prêmio Progressiva com a Profissional Kamilly Castanho

2° Prêmio micropigmentaçao fio a fio com a Profissional Patty Luiz

3° Prêmio extensão de cílios volume russo com a Profissional Ágata Carvalho

4° Prêmio uma tatuagem no valor de 100,00

Com o Profissional Bruno Leal

5° Prêmio designer de sobrancelhas e henna com a Profissional Ágata Carvalho

6° Prêmio 2 cortes de cabelo masculino com o profissional Douglas Mateus

7° Prêmio uma esmaltação em gel com a profissional Bruna zaboroski

8°Prêmio uma porção de feijoada Restaurante Daio

Viviane garante que todos são ótimos profissionais com trabalho de boa qualidade. Faça parte dessa luta e concorra a esses prêmios doados com muito amor e carinho por eles.

“Agradeço de todo coração tudo que estão fazendo pelo nosso Isaac”, finaliza Viviane.

FONTE:https://gmaisnoticias.com/ajude-pais-fazem-rifa-solidaria-para-comprar-andador-especial-para-tratamento-do-pequeno-isaac

Mulher é agredida no rosto com golpe de facão pelo marido, em GuarapuavaAgressão aconteceu no bairro Industrial na noite desse sábado (26)


Uma senhora, de 64 anos, foi agredida no rosto com um golpe de facão pelo marido, na na noite desse domingo (26 de fevereiro), no bairro Industrial, em Guarapuava.

No local em contato com a vítima, uma mulher, de 64 anos (com um corte profundo em sua face e hematoma no olho direito), relatou a equipe que estava dormindo em sua residência, quando seu marido, de 45 anos, chegou embriagado e alterado, vindo a discutir com ela, momento que começou agredi-la com socos e chutes, relata também que estava de posse de um facão, vindo a desferir um golpe em seu rosto, dizendo que iria mata-la. Logo após sua vizinha escutou o pedido de socorro da vítima, foi até o local e se deparou com o autor com o facão na mão, precisando empurra-lo para salva-la. O suspeito fugiu pelos fundos da casa.

O Samu foi acionado, o qual compareceu no local, encaminhando-a até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Primavera para atendimento médico. Já em continuidade a ocorrência, a a equipe localizou o suspeito e o encaminhou até a Delegacia.

FONTE:https://gmaisnoticias.com/mulher-e-agredida-no-rosto-com-golpe-de-facao-pelo-marido-em-guarapuava

Com ajuda do cão Hulk, polícia prende traficante paraguaio em GuarapuavaRapaz foi pego na rodoviária e ele estava em um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu a Santos (SP)

          (Foto: Divulgação/PM)

Um traficante de nacionalidade paraguaia foi preso nesse sábado (26 de fevereiro), na rodoviária de Guarapuava.

De acordo com a polícia, a equipe de Operações com Cães realizou abordagem a um ônibus, que fazia a linha Foz do Iguaçu a Santos (SP), foi utilizado o cão de detecção de entorpecentes, o Hulk, o qual veio a apresentar mudança de comportamento (indicar) em uma referida mala de propriedade de uma rapaz, de 24 anos, natural do Paraguai, o qual presenciou a abertura da mala que continha quatro pacotes grandes de maconha do tipo morruga, devidamente embalada e na sua bagagem de mão, foi encontrada mais dois pacotes da mesma droga, pesando um total de 5,850 quilos.

O rapaz recebeu voz de prisão e foi encaminhado até a delegacia.

FONTE:https://gmaisnoticias.com/com-ajuda-do-cao-hulk-policia-prende-traficante-paraguaio-em-guarapuava

Guerra entre Rússia e Ucrânia pode impactar inflação e PIB no BrasilCombustíveis, alimentos e câmbio sofrem efeitos do conflito

         (Foto: REUTERS/Bernadett                 Szabo/Direitos Reservados)

A invasão da Ucrânia por tropas russas pode produzir impactos econômicos a mais de 10 mil quilômetros de distância. O Brasil pode sentir os efeitos do conflito por meio de pelo menos três canais: combustíveis, alimentos e câmbio. A instabilidade no Leste europeu pode não apenas impactar a inflação como pode resultar em aumentos adicionais nos juros, comprometendo o crescimento econômico para este ano ao reduzir o espaço para a melhoria dos preços e do consumo.

Segundo a pesquisa Sondagem da América Latina, divulgada nesta semana pela Fundação Getulio Vargas (FGV), as turbulências na Ucrânia devem agravar as incertezas que pairam sobre a economia global nos últimos meses. No Brasil, os impactos deverão ser ainda mais intensos. Uma das razões é a exposição maior aos fluxos financeiros globais que o restante da América Latina, com o dólar subindo e a bolsa caindo mais que na média do continente.

A própria pesquisa, que ouviu 160 especialistas em 15 países, constatou a deterioração do clima econômico. Na média da América Latina, o Índice de Clima Econômico caiu 1,6 ponto entre o quarto trimestre de 2021 e o primeiro trimestre deste ano, de 80,6 para 79 pontos. No Brasil, o indicador recuou 2,8 pontos, de 63,4 para 60,6 pontos, e apresentou a menor pontuação entre os países pesquisados.

Grande parte da queda atual deve-se ao Índice de Situação Atual, um dos componentes do indicador, que reflete o acirramento das tensões internacionais e o encarecimento do petróleo no início de 2022. O outro componente, o Índice de Expectativas, continuou crescendo, tanto no continente como no Brasil, mas a própria FGV adverte que o indicador que projeta o futuro também pode deteriorar-se caso o conflito entre Rússia e Ucrânia se prolongue.

Canais

Segundo a FGV, existem diversos canais pelos quais a crise entre Rússia e Ucrânia pode chegar à economia brasileira. O principal é o preço internacional do petróleo, cujo barril do tipo Brent encerrou a semana em US$ 105, no maior nível desde 2014. O mesmo ocorre com o gás natural, produto do qual a Rússia é a maior produtora global, cujo BTU, tipo de medida de energia, pode chegar a US$ 30, segundo disse nesta semana em entrevista coletiva o diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa.

O Brasil usa o gás natural para abastecimento das termelétricas. Para o diretor da estatal, a perspectiva é que a elevação dos reservatórios das usinas hidrelétricas no início do ano possa compensar, pelo menos nesta fase de início de conflito.

Em relação à gasolina, a recuperação da safra de cana-de-açúcar está reduzindo o preço do álcool anidro, o que também ajuda a segurar a pressão do barril de petróleo num primeiro momento. Desde novembro do ano passado, o litro do etanol anidro acumula queda de 24,6% em São Paulo, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo.

As maiores pressões sobre combustíveis estão ocorrendo sobre o diesel, que não tem a adição de etanol e subiu 3,78% em janeiro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que funciona como prévia da inflação oficial.

Alimentos

Outro canal pelo qual a guerra no Leste europeu pode afetar a economia brasileira são os alimentos. A Rússia é a maior produtora mundial de trigo. A Ucrânia ocupa a quarta posição. Nesse caso, o Brasil não pode contar com outros mercados porque a seca na Argentina, tradicionalmente maior exportador do grão para o Brasil, está comprometendo a safra local.

A crise no mercado de petróleo também pressiona os alimentos. Isso porque a Rússia é o maior produtor mundial de fertilizantes, que também são afetados pelo petróleo mais caro. Atualmente, o Brasil compra 20% dos fertilizantes do mercado russo. O aumento do diesel também interfere indiretamente no preço da comida, ao ser repassado por meio de fretes mais caros.

Dólar e juros

O terceiro fator pelo qual a crise entre Rússia e Ucrânia pode impactar a economia brasileira será por meio do câmbio. O dólar, que chegou a atingir R$ 5 na quarta-feira (23), fechou a sexta-feira (25) a R$ 5,15 após a ocupação de cidades ucranianas por tropas russas. Por enquanto, os efeitos no câmbio são relativamente pequenos porque o Brasil se beneficiou de uma queda de quase 10% da moeda norte-americana no acumulado de 2022. O prolongamento do conflito, no entanto, pode anular a baixa do dólar no início do ano.

Nesta semana, o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, disse que o Brasil está preparado para os impactos econômicos da guerra. Segundo ele, o país tem grandes reservas internacionais e baixa participação de estrangeiros na dívida pública, o que ajudaria a enfrentar os riscos de uma turbulência externa prolongada.

No entanto, caso o dólar continue a subir e a inflação não ceder, o Banco Central pode ver-se obrigado a aumentar a taxa Selic (juros básicos da economia) mais que o previsto. Nesse caso, o crescimento econômico para este ano ficaria ainda mais prejudicado. Na última edição do boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central, os analistas de mercado elevaram a projeção anual de inflação oficial para 5,56% em 2022. Essa foi a sexta semana seguida de alta na estimativa. A previsão de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) foi mantida em apenas 0,3% neste ano.

FONTE:https://gmaisnoticias.com/guerra-entre-russia-e-ucrania-pode-impactar-inflacao-e-pib-no-brasil

Estiagem causa prejuízos que chegam aos R$ 416 milhões para agricultores da região de IratiNo Paraná prejuízos são de R$16 bilhões

               (Foto: Arquivo Crea)

Os impactos da estiagem na safra 2021/2022 são fortemente sentidos na economia do Paraná. Somente em nosso Estado, as perspectivas de perdas estão na ordem de mais de R$16 bilhões. A agricultura paranaense projetava uma safra com 21 milhões de toneladas, hoje essa projeção indica algo próximo a 8 milhões de toneladas. No milho, por exemplo, o Paraná espera produzir 4,2 milhões de toneladas. Os dados mais recentes indicam que houve uma quebra de 42% e uma redução de produtividade para pouco mais de 2,4 milhões de toneladas.

Nos municípios abrangidos pelo Núcleo Regional de Irati da SEAB (Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares), segundo as estimativas do Departamento de Economia Rural (DERAL), os prejuízos econômicos causados pela estiagem nos meses de novembro e dezembro de 2021, serão em torno de R$ 416 milhões. Os números são decorrentes da redução na produção de 14% na cultura da soja (93 mil toneladas), de 27% na cultura do milho (76 mil toneladas) e 13% na cultura do feijão (7,7 mil toneladas).                

De acordo com a Engenheira Agrônoma, Conselheira do Crea-PR pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Irati e chefe do Núcleo Regional de Irati da SEAB (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná), “esta redução impacta diretamente na renda do produtores e na economia local pela redução do poder aquisitivo para investimentos na propriedade para a próxima safra e na quitação de dívidas de financiamento das lavouras”, avaliou.

Diante do cenário de prejuízos e com o objetivo de ajudar agricultores, a CONFAEAB (Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil), listou algumas sugestões que podem ser aplicadas para a tentativa de reversão do contexto.

Dentre os itens, estão temáticas como liberação de crédito emergencial para mitigação de danos para produtores impactados pela seca; incentivos para linhas de crédito em condições acessíveis visando aquisição de sistemas de irrigação (a exemplo de todas as operações de crédito rural, mediante acompanhamento técnico no projeto, execução e manejo posterior das áreas); aumento na velocidade com que o pagamento do seguro rural seja aprovado; implantação de políticas agrícolas para o manejo de solos e que minimizem os impactos das estiagens; redução dos prazos de análise de recursos pela CER (Comissão Especial de Recursos) e revisão dos valores de honorários pagos aos encarregados de comprovação de perdas do PROAGRO - que estão há 3 anos sem reposição de honorários, por exemplo.

No total, são 31 tópicos sugeridos, que estão expostos em um manifesto redigido pela CONFAEAB. Conforme Adriana, a mobilização dos profissionais da área a favor da resolutividade e da promoção de melhorias em prol dos produtores rurais é de grande valia.                                                                              
“Os rofissionais dos Sistema CONFEA/CREA (engenheiros agrônomos, engenheiros florestais e engenheiros agrícolas, principalmente) são essenciais na orientação aos produtores através da assistência técnica e consultoria, na decisão da escolha da época correta de plantio, do uso de tecnologias (sementes, adubo, manejo e correção do solo, tratamentos fitossanitários) que podem amenizar os efeitos da estiagem quando foram utilizadas de forma correta e planejada. Esses profissionais estão ao lado dos agricultores no dia-a-dia e, por isso, achamos importante buscar soluções rápidas e eficazes para suas necessidades”, finalizou.

FONTE:https://gmaisnoticias.com/estiagem-causa-prejuizos-que-chegam-aos-r-416-milhoes-para-agricultores-da-regiao-de-irati                    

Bispos do Paraná divulgam nota de solidariedade ao povo ucranianoNo Paraná está a sede da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, em Curitiba, e da Eparquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Prudentópolis e os bispos dessas duas Igrejas particulares integram o episcopado paranaense


Os bispos do Paraná escreveram uma nota de solidariedade dirigida ao povo ucraniano e aos católicos ucranianos brasileiros.

No Paraná está a sede da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, em Curitiba (PR), e da Eparquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Prudentópolis (PR) e os bispos dessas duas Igrejas particulares integram o episcopado paranaense.

Em nota os bispos afirmam que estão em oração com todos os católicos e descendentes de ucranianos que vivem no Brasil, especialmente aqui no Paraná. E pedem aos católicos paranaenses que acolham o convite feito pelo Papa Francisco para, no próximo dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, dedicarem-se intensamente à oração e ao jejum.  

CONFIRA A NOTA NA INTEGRA: 

NOTA DE SOLIDARIEDADE DOS BISPOS DO PARANÁ AO POVO UCRANIANO 

“O Senhor dará força ao seu povo, o Senhor abençoa o seu povo com a paz” (Sl 29, 11) 

Nós, bispos do Paraná, expressamos nossa solidariedade e profunda dor ao povo e a nação ucraniana, diante do cenário dessa guerra insana que se instaurou no país desde ontem, 24 de fevereiro. Expressamos nossa proximidade nas orações com o Arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, Dom Volodemer Koubetch, com o Bispo da Eparquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, Dom Meron Mazur, e com todos os católicos e descendentes de ucranianos que vivem no Brasil, especialmente aqui no Paraná.  

As consequências nefastas da guerra chocam, afligem e preocupam a todas as pessoas de boa vontade. Sabemos que para aqueles que nasceram no Brasil, mas que tem sangue ucraniano, essa aflição é ainda maior. Em nosso estado está a maior comunidade ucraniana do país. Na cidade de Prudentópolis (PR), 75% dos habitantes são descendentes ucranianos. Sendo assim, essa dor é ainda mais da nossa Igreja.  

Como bispos católicos, nos unimos ao apelo feito pelo Papa Francisco, em “combater a diabólica insensatez da violência com as armas de Deus: a oração e o jejum”. Pedimos aos católicos paranaenses que acolham o convite feito pelo Papa Francisco para, no próximo dia 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, dedicarem-se intensamente à oração e ao jejum.  

O Deus em quem acreditamos é o Deus da paz, que não compactua com nenhum tipo de violência. Essa guerra fere o Direito Internacional, os direitos humanos e traz o risco de se desdobrar num conflito militar mundial. Pedimos a Deus que ilumine a Federação Russa, a fim de que compreenda as trágicas consequências dessa guerra e abaixem as armas. Pedimos também que os líderes mundiais busquem uma solução pacífica, por meio do diálogo, a fim de que a vida e a dignidade humana sejam preservadas.  

Confiantes na força da oração, rogamos sobre o mundo, especialmente sobre a nação ucraniana, a bênção e a paz de Deus.  

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2

Dom José Antonio Peruzzo
Arcebispo de Curitiba e Vice-Presidente da CNBB Sul 2

Dom Amilton Manoel da Silva
Bispo de Guarapuava e Secretário da CNBB Sul 2

Padre Valdecir Badzinski
Secretário Executivo da CNBB Sul 2

FONTE:https://gmaisnoticias.com/bispos-do-parana-divulgam-nota-de-solidariedade-ao-povo-ucraniano

sábado, 26 de fevereiro de 2022

OCORRÊNCIAS COM ENCAMINHAMENTO:

01 – LESÃO CORPORAL – VIOLÊNCIA DOMESTICA GUARAPUAVA
16ºBPM / 1ªCIA.
No dia 25 fev. 22. 02h30, Na Av. Manoel Ribas, Bairro Centro, a solicitante e
vítima mulher, 34 anos, encontrava-se ferida e relatou que foi ate onde seu
noivo, 29 anos, estava e em discussão com o mesmo, foi agredida pelo seu
noivo. A vítima foi levada por sua amiga ate o Hospital Sao Vicente de Paulo
para atendimento medico. No Hospital a vítima ficou em observação medica.
Diante dos relatos a equipe policial deslocou ate o referido local onde estaria o
autor, sendo que o mesmo, relatou que sua noiva veio a provocar ele com
palavrões, ofensas e humilhações, consequentemente o casal entrando em
vias de fato. Diante dos fatos deslocado ate a Delegacia local com o autor para
os procedimentos legais cabiveis.
02 - VEÍCULO RECUPERADO GUARAPUAVA 16ºBPM / 1ªCIA.
No dia 25 de fev. 22. 06h00. Na Rua Jorge Alves Ribeiro, Bairro Conradinho.
Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, bem como mandado
de prisão em desfavor de masculino, 37 anos, este veio a indicar aos policiais
responsáveis pela diligência e localização do veiculo caminhão trator
volvo/nh12 420 Placas AJO-8E71 o qual se encontrava em um pátio no
endereço supracitado. Foi constatado que o referido veiculo possui indicativo
de roubo. Diante dois fatos o veiculo foi encaminhado à Delegacia para os
demais procedimentos.
03 - LESÃO CORPORAL GUARAPUAVA 16ºBPM / 1ªCIA.
No dia 25 de fev. 22. 20h40. No Bairro Vila Bela - Jardim Brasília a equipe
deslocou até o endereço supracitado, onde o solicitante masculino, 34 anos,
havia sido agredido por outra pessoa. No local em contato com o mesmo este
relatou que o motivo da discussão é a compra/ venda de um terreno, que ele
vendou para uma pessoa, que por motivos acordados entre eles acabaram
desfazendo a compra/ venda. Que o comprador, masculino, 31 anos já havia
pago aproximadamente R$ 18.500,00, que desse montante foi devolvido R$
12.000,00 e estava pagando parcelado a diferença, e que na data de hoje ao
pagar uma parcela, pediu a casa, o qual não gostou e partiu para agressão,
rasgando sua camiseta. Diante dos fatos as partes foram orientadas dos
procedimentos onde foram encaminhados para lavratura do termo
circunstanciado.
Fonte: polícia militar do Turvo Paraná

"Guerra não serve para nada", diz RomanelliDeputado destacou que o Paraná possui uma comunidade formada por cerca de 500 mil ucranianos e descendentes

           (Foto: Cleverson Lima)

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) criticou nesta sexta-feira (25) a invasão russa à Ucrânia e se solidarizou com a comunidade ucraniana no Paraná e no mundo.

“A minha imensa solidariedade ao povo ucraniano. Meu repúdio a essa agressão à Ucrânia e ao povo ucraniano. A guerra não serve para nada. Ou se negocia a paz ou teremos piores desdobramentos”, disse Romanelli.

O deputado destacou que o Paraná possui uma comunidade formada por cerca de 500 mil ucranianos e descendentes. “O Paraná possui fortes laços culturais, afetivos e econômicos. As pessoas estão sofrendo muito por tudo o que está acontecendo”.

Fonte:https://gmaisnoticias.com/guerra-nao-serve-para-nada-diz-romanelli

Após discussão com noivo, mulher é agredida e vai parar no hospital, em GuarapuavaCaso aconteceu nessa sexta (25/02/2022)


Após uma discussão com o noivo, uma mulher, de 34 anos, foi parar no hospital nessa sexta feira (25 de fevereiro), em Guarapuava.

A vítima informou os policiais, que foi até onde seu noivo, de 29 anos, estava e durnate discussão entre o casal, foi agredida pelo rapaz.

Segundo a polícia, a vítima foi levada por sua amiga até o Hospital São Vicente de Paulo, para atendimento médico. No hospital, a vítima ficou em observação médica. Diante dos relatos a equipe policial deslocou até o local onde estaria o suspeito, o qual relatou que sua noiva veio a provocar ele com palavrões, ofensas e humilhações, consequentemente o casal acabou entrando em vias de fato.

Fonte:https://gmaisnoticias.com/apos-discussao-com-noivo-mulher-e-agredida-e-vai-parar-no-hospital-em-guarapuava

Motocicleta colide frontalmente com carro na BR 277, em GuarapuavaOs ocupantes da moto, um homem e uma mulher sofreram fraturas diversas, e foram socorridos pela concessionária

            (Foto: Divulgação/PRF)

Um motociclista colidiu frontalmente com um carro, na BR 277, no distrito do Guará, em Guarapuava, nessa sexta feira (25 de fevereiro). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no momento da colisão, o trecho estava sob intensa chuva e fluxo de veículos.

De acordo com informações colhidas pela PRF no local do acidente, a motocicleta estava no sentido decrescente da via, e o veículo no sentido crescente, quando próximo ao km 311 o condutor da moto invadiu a faixa contrária de colidiu de frente com o veículo.

Os ocupantes da moto, um homem e uma mulher, segundo informações preliminares, sofreram fraturas diversas, e foram socorridos pela concessionária. Já o condutor do veículo saiu como ileso, mas a passageira reclamava de dores nas pernas e no pescoço, por isso foi socorrida por uma equipe dos bombeiros.

Fonte:https://gmaisnoticias.com/motocicleta-colide-frontalmente-com-carro-na-br-277-em-guarapuava

PM a paisana impede roubo no Centro de PrudentópolisSuspeita já é conhecida no meio policial inúmeros delitos

       (Imagem câmera de segurança)

Um policial militar de Prudentópolis, o qual estava apaisana conseguiu impedir um roubo, no Centro da cidade, na tarde dessa quinta feira (24 de fevereiro). A ação da suspeita e o momento em que foi abordada pelo policial foi registrada por câmeras de segurança.

De acordo com a polícia, uma equipe foi acionada pelo tenente Walla, o qual estava no Centro da cidade e visualizou a ação da suspeita. De acordo com o policial, uma mulher, a qual é conhecida no setor policial por inúmeros delitos, entre eles roubo, abordou uma moça que estava caminhando com seu cão, e deu voz de roubo.

Segundo a vítima, a autora ordenou que a mesma lhe entregasse dinheiro, e posteriormente tentou pegar o cão da vítima, momento este em que Tenente Walla interviu na situação e deu voz de prisão à autora.

Os envolvidos foram encaminhados até a delegacia para os devidos procedimentos. De acordo com s polícia, no interior da delegacia a suspeita passou a gritar e desferir golpes como socos e chutes contra as portas do local, sendo necessário colocá-la na sala reservada aos indivíduos presos. A mulher também estava extremamente nervosa e tentou se suicidar utilizando a própria camiseta, sendo necessário o uso de algemas para resguardar a própria conduzida.

Fonte:https://gmaisnoticias.com/pm-apaisana-impede-roubo-no-centro-de-prudentopolis

Capacitação de profissionais de segurança pública para intervenção com explosivos é realizada em GuarapuavaAção ocorreu nos dias 22 e 23 e capacitou 43 operadores de diversas instituições

          (Fotos: Divulgação/PRF)

Integrantes das instituições de segurança pública estaduais e federais, além do Exército Brasileiro, participaram de um treinamento para a primeira intervenção com explosivos, na sede do 26º GAC, em Guarapuava.

Entre as muitas situações que os profissionais de segurança pública e de defesa podem se deparar, há algumas ocorrências mais extremas, que colocam em risco a vida de muitas pessoas. Para isso, o agente precisa estar preparado, para ter o controle da situação e garantir a segurança, preservando vidas.

Na capacitação, os 43 alunos, pertencentes aos quadros da Polícia Militar (1ª Cia/16º BPM e Choque/16º BPM), da Polícia Civil (14ª SDP e DENARC), do Exército Brasileiro (26º GAC), da Polícia Federal (Delegacia de Guarapuava) e da Polícia Rodoviária Federal (COE Fronteira, GPT Delegacia Metropolitana, Sede Curitiba e 8ª Delegacia de Guarapuava) receberam instruções teóricas e práticas.

O instrutor foi o Policial Civil Mario Gradella, Técnico em Explosivos pela Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Atua e foi cedido pelo Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), com base em Curitiba/PR, especificamente para contribuir e repassar os conhecimentos aos operadores de segurança locais, por solicitação da 8ª Delegacia da PRF – Guarapuava, promotora do evento.

Segundo o chefe da delegacia da PRF de Guarapuava, Pedro Diniz, a capacitação foi muito importante para os profissionais. “O evento foi uma oportunidade para os profissionais das forças aprenderem e compartilharem conhecimentos, desenvolvendo e aprimorando técnicas, além de estreitarem ainda mais o relacionamento, o que têm trazido bons resultados às instituições e principalmente à sociedade”.
Fonte:https://gmaisnoticias.com/capacitacao-de-profissionais-de-seguranca-publica-estaduais-e-federais-para-intervencao-com-explosivos-e-realizada-em-guarapuava

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Propaganda partidária gratuita começa neste sábado (26) em rádio e TVA propaganda partidária foi extinta em 2017

A partir deste sábado (26 de fevereiro), começa a veiculação da propaganda partidária gratuita em emissoras de rádio e televisão. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na modalidade de inserções nacionais, o PSOL será o primeiro partido a levar ao ar o anúncio. A divulgação será das 19h30 às 22h30, às terças, quintas e sábados.

A propaganda partidária foi extinta em 2017, quando foi mantido apenas o horário eleitoral em período de campanha.

O mecanismo foi retomado em um projeto do Congresso encabeçado pelo PL, partido que abrigou o presidente da República, Jair Bolsonaro, para a eleição deste ano. Com a proposta, as legendas voltarão a ter acesso a inserções nas emissoras para divulgar suas atividades.

Diferentemente da propaganda eleitoral, que propõe de fato conquistar o voto do eleitor e deve iniciar a partir de agosto, a propaganda partidária tem como objetivo transmitir aos filiados mensagens sobre a execução do programa da legenda, além de divulgar as atividades congressuais do partido.

De acordo com publicação da Folha de S.Paulo, na busca de alavancar o nome de seus presidenciáveis, siglas devem colocar seus candidatos no centro das propagandas. A lógica no mundo político, segundo o jornal, é que o possível ganho eleitoral é maior que a eventual punição - uma multa de R$ 5.000, na maioria dos casos, mais a perda de tempo de propaganda no primeiro semestre de 2023.

O cientista político Rondon Porto, avalia que, se as agremiações utilizarem as figuras dos pré-candidatos para fazer uma "campanha antecipada", poderá haver cassações. "O TSE vai ficar atento nisso", disse.

NORMAS

O TSE aprovou em fevereiro deste ano a resolução que regulamenta o tempo de propaganda partidária durante os intervalos na programação de TVs e rádios. Segundo a norma, a divisão do tempo será feita de acordo com o desempenho de cada sigla nas eleições de 2018.

Fonte:https://gmaisnoticias.com/propaganda-partidaria-gratuita-comeca-neste-sabado-26-em-radio-e-tv

Acidente na BR 277 em Guarapuava deixa uma pessoa gravemente ferida nesta sexta (25)Veículo saiu fora da pista e colidiu contra

Um acidente na manhã desta sexta feira (25 de fevereiro), na BR 277, em Guarapuava, deixou uma pessoa gravemente feriada.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no Km 343,0 da rodovia, nas proximidades do Parque das Araucárias.

Ainda segundo a PRF, o veículo estava transitando sentido Guarapuava/Foz do Iguaçu quando saiu da pista e acabou colidindo contra anteparo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que compareceu no local do acidente, a vítima foi encaminha em estado grave pelo Samu até uma casa hospitalar de Guarapuava.

Fonte:https://gmaisnoticias.com/acidente-na-br-277-em-guarapuava-deixa-uma-pessoa-gravemente-ferida-nesta-sexta-25

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

ABORDAGEM DE SUSPEITOS,TRAFICO DE DROGAS, CONTRABANDO, VEÍCULO RECUPERADO, DIREÇÃO PERIGOSA, DISPARO DE ARMA DE FOGO, DESOBEDIÊNCIA, ADULTERAÇÃO DE SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO AUTOMOTOR MANOEL RIBAS 16ºBPM/3ªCIA

No dia 22 fev. 22. 21h15, no Trevos de acesso a cidade de Manoel Ribas, a
equipe policial em patrulhamento pela rodovia PR - 466, próximo ao Trevo de
acesso, foi visualizado um veiculo VW Golf de cor Prata, com os vidros
totalmente insulfilmados, e com a suspensão traseira semi rebaixada, (típico de
veículos que são utilizados para o transporte de ilícitos) parado atrás de dois
caminhões que aguardavam no Trevo para acessar o outro lado da rodovia.
Diante da fundada suspeita, foi tentando efetuar á abordagem ao referido
veiculo, momento em que este cruzava a rodovia, sendo utilizado sinais

sonoros (sirene) e luminosos (giroflex) alertando para que o condutor parasse o
veiculo, não sendo tal ordem acatada pelo condutor, que ao perceber a
aproximação da viatura policial, empreendeu fuga tentando ultrapassar os
demais veículos que trafegavam pela rodovia no sentido contramão de direção,
colocando em risco a sua integridade, a integridade da equipe e aos demais
condutores que ali transitavam, partindo em alta velocidade pela PR 487
sentido Cândido de Abreu, momento então que foi iniciado o acompanhamento
tático, somente cessando a fuga quando, o condutor perdeu o controle do
veiculo após passar por uma lombada, vindo a colidir contra um meio fio e
quase capotando, sendo possível visualizar o condutor saindo do veículo, e
correndo em direção ao matagal, pulando um barrando de aproximadamente 4
metros de altura, e embreando-se em meio a mata. Momento este em que foi
solicitado apoio, porém, por se tratar de um local de difícil acesso, e pelo fato
do local não possuir iluminação, foi perdido o contato visual do condutor após
poucos metros de sua corrida para a mata. Em ato continuo após o apoio da
equipe de Pitanga chegar até o local em que o veiculo havia colidido, foi
possível identificar que em seu interior havia grande quantia de tabletes de
Substância Análoga a Maconha no banco de trás e no seu porta malas, droga
esta que estava coberta por uma manta preta, também foi verificado o veiculo
possuía sinais de adulteração em sua placa, sendo a placa *INV 4I03* que
estaria no momento, porém, ao verificar pela numeração do seu chassis, via
sistema operacional, foi constatado de que o veiculo possuía Alerta de
Furto/Roubo, conforme boletim deste ano, no Município de Roncador, e que
sua verdadeira placa seria *ALF-8102*. Diante dos fatos, foi acionado o
guincho para remover o veículo do local e encaminhá-lo até a Delegacia, onde
foi realizado a contagem dos tabletes da droga, e após isso a sua pesagem,
totalizando a quantia de 1.027 (um mil e vinte e sete) tabletes, somando
508,500 Kg (quinhentos e oito quilos e quinhentas gramas) de Substancia
Anoloca Maconha, sendo entregues na referida Delegacia, juntamente com o
veiculo VW Golf Recuperado.
Guarapuava, 23 de fevereiro de 2022.

Regras sobre convocação de militares da reserva são atualizadasAgora, os inativos poderão passar a exercer cargos na função militar

O presidente Jair Bolsonaro baixou nessa segunda feira (21 de fevereiro) um decreto que regulamenta a designação de militares da reserva para o serviço ativo.”O militar da reserva remunerada das Forças Armadas, em tempo de paz, poderá ser designado para o serviço ativo, em caráter transitório, para atender a necessidade do serviço”, diz o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A nova norma altera o decreto federal 88.455/1983 para facilitar a convocação dos militares da reserva. Antes disso, os agentes eram chamados apenas em casos em que não houvesse militares da ativa disponíveis para a função. Agora, os inativos poderão passar a exercer cargos na função militar ou considerados de natureza militar.

De acordo com o decreto, o militar que estiver à espera de transferência para a reserva poderá ser indicado para o serviço ativo a partir do primeiro dia após o seu desligamento. O período para a permanência do militar da reserva no serviço ativo será de, no mínimo, seis meses e, no máximo, três anos.

O presidente determinou, ainda, que o militar da reserva designado para o serviço ativo tenha os mesmos direitos e deveres dos militares em serviço ativo. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a proposta não cria cargos, altera efetivos militares nem acarreta aumento de despesas, “tratando-se de mera atualização do regulamento vigente”.

São requisitos para o militar da reserva ser designado para o serviço ativo:
• ser considerado apto em inspeção de saúde;
• residir na mesma sede da organização para a qual está sendo indicado;
• não ser réu em ação penal por crime doloso; e
• não ter atingido os seis últimos meses que antecedem à idade-limite de permanência na reserva.


Fonte: gmaisnoticias.com

Sob efeito de droga, homem tenta estrangular mulher no Residencial 2000, em GuarapuavaAgressão aconteceu nessa terça (22)

Sob efeito de droga, um homem, de 36 anos, tentou estrangular sua esposa, na noite dessa terça feira (22 de fevereiro), no Residencial 2000, em Guarapuava.

A vítima, de 47 anos, informou aos policiais, que seu esposo chegou em casa embriagado e com uma lata de refrigerante furada, a qual possivelmente o mesmo estaria utilizando para usar Crack, que ele lhe ameaçou de morte e a pegou pelo pescoço tentando esganá-la.

O agressor recebeu voz de prisão e foi encaminhado até a delegacia. Segundo a polícia, no caminho o homem começou a xingar a equipe policial e começou a chutar e dar cabeçadas no camburão da viatura causando danos nas laterais e também no acrílico que dá acesso ao banco traseiro. Já na Delegacia, muito alterado passou a dar chutes no local também, sendo registrado pela equipe policial.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Gabinete Móvel do Estacho visita a cidade de Pinhais para ouvir a população

Carro furtado no Distrito da Palmeirinha é encontrado "depenado"

No dia 21 de fevereiro ás 08h32, na Rua Inácio Karpinski, Fazenda São Bento, Distrito Palmeirinha, a equipe policial deslocou até ao endereço supracitado, onde foi repassado pelo solicitante que encontrou em sua propriedade um veículo abandonado e todo depredado. 

O mesmo repassou a placa de um Prisma na cor Prata, o qual em consulta sistema operacional, verificou que possuí Alerta de Furto do dia 19 fevereiro, furtado no Distrito da Palmeirinha.

Diante dos fatos a equipe encaminhou o veículo até a Delegacia.

PM encontra depósito com pasta base de cocaína estimada em R$ 150 milhões

Uma tonelada de pasta base de cocaína foi localizada esta segunda-feira (21) por policiais militares da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), do 9º Batalhão da PM da Polícia Militar do Paraná. A ação, que aconteceu no bairro Vila Guarani, em Paranaguá, no Litoral, gerou um prejuízo estimado de R$ 150 milhões ao tráfico de drogas. Nenhuma pessoa foi localizada na casa durante a ocorrência. Esta é a maior apreensão de cocaína feita durante uma temporada de verão pela PM.

Segundo o comandante do 1º Comando Regional da PM e coordenador das ações da Corporação no Litoral no Verão Paraná, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, a apreensão faz parte das ações de combate ao crime organizado e do reforço pré-carnaval conduzidos pela Polícia Militar na região litorânea do Paraná. "Esta grande apreensão que tivemos demonstra o quanto estamos atentos e prontos para coibir o tráfico de drogas nesta região, inclusive durante o Carnaval deste ano”, diz.

De acordo com as informações repassadas pelo comandante da Rotam e coordenador da ação, tenente Guilherme Arnoldo Stelle Neto, por volta das 18h policiais militares faziam patrulhamento pela cidade quando houve uma denúncia. Ao seguirem para o local, na Vila Guarani, constataram uma casa com muros altos, portões grandes e de alumínio, com cercas elétricas e duas câmeras apontadas para a rua, com alarme disparado.

Diante da situação, os policiais perguntaram aos moradores sobre o paradeiro do dono da casa, o que não souberam informar. Diante disso, a equipe policial acionou apoio e entrou no terreno, momento em que viram uma prensa, comumente usada para prensar e embalar drogas. Eles notaram que as janelas estavam cobertas com lonas pretas e perceberam um forte odor de cocaína.


"Ao entrarmos na casa logo encontramos vários sacos com cocaína e alguns pacotes espalhados. Durante as buscas os policiais localizaram um fundo falso na cozinha onde havia mais uma grande quantidade de droga, escondida e armazenada em mochilas", afirma o tenente Stelle.

Após as medidas de praxe, a droga foi levada à Polícia Federal, onde foi pesada e totalizou uma tonelada. "Foi nos repassado pela Polícia Federal que essa droga é avaliada em aproximadamente R$ 150 milhões. É uma apreensão de tráfico internacional de drogas, até pelo tipo das mochilas que estavam com a cocaína, inclusive dentro de uma delas havia um pequeno rastreador", acrescentou o tenente. Ainda de acordo com ele, a apreensão da substância em sua forma pura (pasta base) multiplica o prejuízo estimado aos criminosos.

DENÚNCIA - O tenente Stelle pede que a população faça denúncias de qualquer situação suspeita. "O Disque Denúncia 181 é de grande ajuda e os cidadãos podem repassar informações de forma anônima. Mesmo que a pessoa ache que situação que ela presenciou não é importante, para a polícia todas são importantes, pois podem levar às grandes redes de tráfico e gerar apreensões de drogas como esta”.

As Secretarias de Educação e de Agricultura e Pecuária em parceria com a Emater promovem a capacitação de boas práticas na manipulação de alimentos.

A qualificação visa capacitar os participantes para um manejo dos alimentos de forma segura, através dos procedimentos de higiene.

A capacitação é gratuita, e ocorrerá no dia 04 de março, às 13h30min na Câmara Municipal de Turvo.

As inscrições são realizadas através dos telefones:
📞 42 3642-2238
📞 42 3642-2150
📞 42 3642-1840

PRF apreende 54 quilos de maconha na BR 277, em GuarapuavaTrês homens foram presos

A Policia Rodoviária Federal (PRF) de Guarapuava abordou um veículo Logan, com registro em Manaus, nessa segunda feira (21 de fevereiro),que exercia a função de "Blá, blá car" com o itinerário Cascavel à Curitiba. No automóvel estavam o condutor, que alegou ser de Curitiba, e dois passageiros, um de São Paulo capital e outro de Toledo/PR.

Os agentes da PRF localizaram, no compartimento do bagageiro, duas malas que continham cerca de 54 quilos de maconha em tabletes. Assim, foi dada a voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas aos três ocupantes do veículo e encaminhados à policia judiciária, para procedimentos processuais penais.

POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO - PINHÃO - 16ºBPM/1ªCIA

No dia 21 fev. 22. 13h30, Rua Principal – localidade de Guarapuavinha, Bairro
Rural, após denúncias de que o masculino, 37 anos, teria posse de arma
irregular, o mesmo confirmou, onde foi localizada uma bolsa pequena contendo
espoletas e pólvora, além de uma Arma de Fogo do tipo Espingarda artesanal,
aparentemente calibre .36, sem marca, sem número de registro, com
capacidade para um disparo, a qual foi apreendida. Foi encaminhado
juntamente com a arma até a Delegacia para os procedimentos cabíveis. sendo
conduzido a pessoa de Danilo sem algemas e no banco de trás da viatura, até
a Delegacia onde foram tomadas as medidas cabíveis.

RECEPTAÇÃO - GUARAPUAVA 16ºBPM/1ªCIA

No dia 21. fev. 22 as 21h30. No Bairro Jardim das Américas. A equipe policial
de posse da informação repassada de que uma pessoa estaria postando na
rede social facebook, uma bicicleta, a qual foi produto de roubo no município de
Pinhão em data anterior, pelo valor de R$ 1.000,00. Diante do exposto e do
conhecimento a equipe deslocou até a residência do mesmo, o qual foi
cientificado da denúncia sendo que confirmou que estava de posse da referida
bicicleta e que havia vendido a uma pessoa pelo valor de R$ 1000,00 e
apresentou na tela de seu celular um comprovante de pix. Frente aos fatos, a
equipe efetuou consulta via sistema sistema operacional e localizou o endereço
do comprador. Assim a equipe durante o deslocamento para a residência o
localizou em via pública, o mesmo andando com a bicicleta com as características repassadas, efetuado abordagem e constatado mediante
numeração do quadro que se trata da bicicleta caloi explorer sport aro 29 na
cor preta, produto de furto/roubo. Diante dos fatos, foi indagado o abordado
quanto a procedência da bicicleta, sendo confirmado que havia adquirido
mediante pagamento via pix no valor de R$ 1000,00. Ante ao exposto, foi dada
voz de prisão ao receptador o qual vendeu a bicicleta, encaminhado
juntamente com o comprador até a Delegacia, para os procedimentos cabíveis.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

A escolinha de futsal está de volta! ⚽️A partir desta terça-feira (22), as aulas retornarão na quadra do CRAS, para crianças de 06 a 14 anos matriculadas na rede pública de ensino.As aulas serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, das 9h30min às 11h no período da manhã, e das 13h30min às 15h no período da tarde.No primeiro dia, as crianças receberão um formulário para a inscrição.

Operação Carnaval da Polícia Rodoviária Federal inicia no dia 25

Campanha de conscientização de motoristas prossegue até 02 de março
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai promover uma campanha de conscientização dos motoristas durante o período de carnaval, mesmo com a decisão de alguns estados e municípios não promoverem a festa – medida que visa evitar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, o aumento de casos de covid-19.
Segundo a PRF, independentemente de haver ou não carnaval, “quem bebe e dirige coloca em risco não só sua própria segurança, mas também a dos passageiros e a de terceiros”, motivo pelo qual está mantida a operação, conforme previsto no planejamento da Operação Rodovida 2021/2022.

A Operação Carnaval terá início no dia 25 de fevereiro e prossegue até 2 de março, às 23h59, com o objetivo de “promover a segurança viária nos deslocamentos dos usuários pelas rodovias federais”

Durante o período, fiscalização e policiamento serão intensificados nas rodovias, com o aumento das rondas ostensivas e com o posicionamento das equipes em locais estratégicos. Em nota, a PRF explica que haverá revezamento de policiais ao longo das rodovias federais nos trechos mais movimentados e críticos, tendo por base os locais onde há alto índice de acidentes ou elevado número de infrações de trânsito.

“Um dos principais focos será o combate à mistura álcool e direção, uma das maiores causas de acidentes de trânsito com vítimas gravemente feridas. As equipes da PRF estarão equipadas com etilômetros, equipamentos utilizados para medir a concentração de álcool no organismo por meio da análise do ar expelido pelos pulmões”, segundo nota da PRF.

No dia 3 de março será apresentado o balanço das operações, tendo que como base de comparação os dados registrados entre 12 e 17 de fevereiro do ano passado.

Lei Seca

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece limite zero para o consumo de álcool pelos motoristas e impõe penalidades severas para quem infringe a norma. No entanto, segundo a PRF, apesar do rigor da Lei Seca, não é difícil flagrar, nas rodovias federais, motoristas que bebem antes de dirigir durante o carnaval.

Em 2019, foram registrados 126 acidentes envolvendo bebida e direção nos seis dias de carnaval. Em 2020, foram 141 registros.

“Por se tratar de um ano atípico, os números registrados em 2021 não são ideais para fins estatísticos de comparação com os anos anteriores, tendo em vista o cancelamento do carnaval por conta da pandemia do coranavírus. Por esse motivo, o número, durante o período carnavalesco, de acidentes causados por motoristas que dirigiram após o consumo de álcool reduziu para 89”, detalha o órgão.

Legislação

O artigo 165 do CTB define como “gravíssima” a infração de dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. A multa para o motorista que comete essa infração é de R$ 2.934,70, valor que dobra caso o infrator seja flagrado novamente no período de um ano, além de a carteira de motorista ficar suspensa por 12 meses.

A PRF destaca que a “simples recusa em submeter-se ao teste de etilômetro oferecido pelo policial ocasiona a mesma penalidade”, prevista pelo artigo.

O CTB estabelece também que, caso o etilômetro acuse consumo de um nível elevado de álcool pelo motorista (0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar) ou se forem verificados sinais de embriaguez pelo policial, o motorista responderá por crime de trânsito.

“Diante dessa situação, o motorista é imediatamente conduzido à delegacia e pode sofrer a pena de detenção (de seis meses a três anos), multa e suspensão ou proibição de se obter a habilitação para dirigir”, acrescenta a PRF. 

Orientações para quem vai pegar a estrada

A fim de evitar maiores riscos durante as viagens nas rodovias federais, a PRF apresentou algumas orientações a motoristas e proprietários de veículos. A primeira é a de verificar as condições do carro.

“A manutenção deve estar em dia, em especial em relação aos itens de segurança, como sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização”, diz a PRF.

Além disso, a viagem deve ser planejada “de modo que o condutor não dirija por mais de quatro horas ininterruptas”. O motorista deve estar descansado e em condições físicas e psicológicas para a condução do veículo. Também deve haver planejamento para abastecimento e alimentação.

Uma outra orientação da PRF é a de que o número de passageiros não exceda a capacidade máxima prevista pelo manual do veículo. “Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente”.

Bagagens devem ser levadas em compartimento próprio, para evitar lesões em caso de acidentes ou frenagem abrupta.

“Os motoristas devem respeitar a sinalização, a velocidade máxima estabelecida para a via e, em relação às ultrapassagens, devem realizar a manobra somente em locais permitidos e quando houver tempo e distância para concluir a manobra sem colocar o trânsito em risco. Ressalta-se que ultrapassagens mal realizadas são responsáveis por um terço das mortes em rodovias federais”, acrescenta a PRF.

A velocidade do veículo deve ser reduzida em caso de chuva. Além disso, os faróis devem permanecer acesos e a distância de segurança entre os veículos deve ser ainda maior.

O número para emergência em rodovias federais é 191.

A: Polícia apreende pé de maconha de 2 metros de altura em Pitanga A: Planta foi encontrada em uma residência no bairro Alta Colina, nesse domingo (20/02/22)


Um pé de maconha com aproximadamente dois metros de altura foi apreendido pela polícia de Pitanga, na tarde desse domingo (20 de fevereiro). A planta estava sendo cultivada atrás de uma residência.

A Polícia Militar encontrou a droga após receber informações, que no local, residia um rapaz, de 23 anos, o qual cultivava um pé de maconha em sua casa.
No local, a equipe policial se deparou com o suspeito, o qual permitiu a entrada e a realização das buscas, onde nos fundos da residência foi localizado o pé de maconha de aproximadamente dois metros de altura.