Entre as muitas homenagens recebidas nos últimos anos, o artista João Turin (1878 – 1949) dá nome a um concurso paranaense de fotografias, voltado para arquitetos e urbanistas. Para iniciar uma reflexão sobre o resgate do conceito de “lugar” nas manifestações das artes e da arquitetura dos diferentes povos, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB/PR) e a Federação das Associações Vênetas do Paraná (FAVEP) lançaram o Concurso João Turin de Fotografia – Paisagem, Imagem e Identidade, que está com inscrições abertas até 16 de setembro, no site iabpr.org.br.
Por que o concurso paranaense de fotografias homenageia João Turin
O nome de Turin ao concurso paranaense de fotografias é um reconhecimento à sua influência na arquitetura, por meio de obras que deixou inspiradas no Paranismo, movimento do qual foi um dos precursores.
O que é Paranismo?
O Paranismo enaltece a identidade paranaense através do pinheiro, do pinhão, da erva-mate e de outros elementos típicos, não só na arquitetura, mas também em outras áreas, como escultura, pintura e até na moda.
Turin deixou modelos em gesso de capitéis, ornamentos utilizados no topo de colunas ou pilastras. Seu objetivo era implantar e difundir o Paranismo usando uma série de padrões extraídos da flora local, como pinhas e pinhões.
“Os nossos arquitetos e os nossos artistas nunca se deram a pena de olharem para essa deslumbrante flora, a mais rica do mundo, onde existem elementos preciosos e suficientes para uma decoração genuinamente nossa e moderna”, escreveu o artista.
Fotos premiadas no concurso paranaense de fotografias serão expostas na Itália
O concurso é dirigido especialmente a arquitetos e urbanistas, artistas das artes visuais e fotógrafos profissionais e amadores. “Com essa iniciativa, estamos cumprindo uma das nossas funções, que é promover a arquitetura, o urbanismo, as cidades e o exercício da profissão de arquiteto e urbanista”, ressalta o presidente do IAB/PR, Eduardo Bini.
Três fotografias serão selecionadas e expostas na Premiazione Internazionale d’Arte Grolla d’Oro, marcada para outubro, em Treviso, cidade da região italiana do Vêneto.
“Além da homenagem no nome do concurso, esta conexão com a Itália é um orgulho para o legado de João Turin, filho de imigrantes italianos, que deu muitas contribuições para a arquitetura, especialmente por suas criações no Movimento Paranismo”, ressalta Samuel Ferrari Lago, gestor do acervo artístico de João Turin.
O concurso paranaense de fotografias integra o projeto ‘Turin in Veneto’, idealizado pela FAVEP junto ao IAB/PR, como parte de uma série de iniciativas planejadas para o biênio 2024-2025, que visam fortalecer os laços entre o Paraná e a região italiana do Vêneto. O edital do concurso foi elaborado pelo arquiteto Jean Pierre Velo, coordenador cultural da FAVEP.
INSCRIÇÕES
Inscrições: até 16 de setembro, clique aqui.
Fonte:Gmais Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário