O governo federal confirmou neste sábado (8) uma série de medidas emergenciais para ajudar as famílias atingidas pelo forte temporal e pelo tornado que atingiram cidades do Paraná nesta semana.
Com o decreto de calamidade pública, o governo poderá liberar recursos de forma mais rápida para reconstrução, assistência social e ações emergenciais.
Entre as medidas já anunciadas estão:
Saque do FGTS — Trabalhadores que moram nas áreas mais afetadas poderão retirar parte do Fundo de Garantia, com o objetivo de ajudar na reconstrução e compra de itens essenciais.- Antecipação de benefícios do INSS — Aposentados e pensionistas que vivem nas regiões atingidas poderão pedir o adiantamento do pagamento.
- Auxílio do governo estadual — O Governo do Paraná também informou que pretende liberar até R$ 50 mil por família para reconstrução de moradias e compra de materiais de construção.
Além disso, equipes da Defesa Civil e de prefeituras estão entregando telhas, alimentos, produtos de higiene e roupas, além de ajudarem na limpeza e reconstrução de casas destruídas pelo vento.
Segundo o governo, novos recursos devem ser anunciados nos próximos dias, conforme as prefeituras concluírem o levantamento dos danos e cadastrarem oficialmente as famílias atingidas.
O tornado deixou um rastro de destruição em várias localidades do estado, incluindo regiões rurais, onde casas, comércios e galpões foram totalmente destelhados.
A orientação é que as famílias atingidas procurem as prefeituras ou a Defesa Civil para obter informações sobre como ter acesso aos benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário